segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Árvores Ressequidas

Nem sei se a palavra "ressequida" pode ser aplicada ao contexto de uma árvore... Porém, se tal contexto não existia, está inventado!

 

Viajando como passageiro pelas estradas litorâneas podemos encontrar muitas plantas exóticas lindas, tais como primaveras e ipês, de várias tonalidades e telhados arquitetônicos.

Entretanto, podemos enxergar também muitas árvores ressequidas, árvores secas, mortas, que tiveram suas vidas sugadas pelos parasitas... Eles, os parasitas, chegam lindos floridos, como uma glória matutina... Por exemplo, o maracujá, bem como outras ramas estranguladoras e sufocantes, nasce bonitinhos, podendo ter folhas em forma de coração, e dão até flores! Vão crescendo e abraçam a árvore carinhosamente, enrolando-se em seus galhos e vão lentamente roubando seu sol, a chuva e o ar, que são os alimentos da árvore! Com o tempo a raiz apodrece e, consequente, a árvore morre.

Na vida humana acontece a mesma coisa. Talvez nós tenhamos sido como os ramos parasitas e tenhamos sugado a seiva de nossos pais, parentes ou amigos mais próximos. Ou então, fomos (ou ainda estamos sendo) as árvores, que foram (ou ainda são) sugadas pelos parasitas.

Mas temos ainda os exemplos de pessoas que foram árvores em vida e mesmo depois de mortas, ainda são exploradas. Muitos cantores tiveram mais valor em suas obras depois de mortos, mais do que quando estavam vivos... E os “coveiros” desses artistas continuam ainda ganhando um bom dinheiro, sugando a fama e a glória da árvore extinta, o artista.

Jesus Cristo também é árvore, Ele mesmo se intitulou a videira (Evangelho de João 15.1-11). E com Ele, não foi diferente. Algozes resolveram cortar a videira antes que Sua essência humana fosse sugada totalmente.

E isso acontece ainda nos dias de hoje: quantas vezes pessoas se agarraram a Ele em busca de algum milagre? Quantas vezes Jesus sentiu que alguma seiva (virtude, como no texto de Marcos 5) havia saído de si? Quantas vezes Jesus teve que repousar e recarregar seu espírito em oração e também seu corpo humano, cansado, sugado, fatigado?

Há mais de 2000 anos Jesus ascendeu ao Pai. Mas a árvore Jesus, como ele mesmo previu, não deixou de ser sugada. "Pois muitos são os que virão em meu nome, proclamando: ‘Eu sou o Cristo!’, e desencaminharão muitas pessoas. – Mateus 24.5.

Hoje existem mais de 34.000 denominações cristãs, que como parasitas sugam a seiva da Árvore, o Mestre Jesus!

Inextinguível, a árvore Jesus resiste, a despeito de tudo... Até que chegará o dia da Sua volta, quando o Mestre irá separar os sugadores dos seguidores. Fica aqui, então o meu questionamento: “De que lado você está”? Seguidores ou sugadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário